Página inicial > Bolsa de Ensino
Bolsa de Ensino
Publicado: Terça, 08 de Março de 2016, 11h28

A bolsa de ensino apoiar a participação dos alunos em atividades acadêmicas de ensino e projetos de estudos e oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver atividades educacionais compatíveis com seu grau de conhecimento e aprendizagem. Faz com que o aluno interaja com os professores em atividades pedagógicas relacionadas às disciplinas dos cursos regulares e em apoio aos demais alunos. Podem participar os alunos regularmente matriculados em cursos do IFSP com carga horária igual ou superior a 200 horas.

Procedimento e critérios de concessão da bolsa de ensino

Podem participar do programa de bolsa de ensino os alunos regularmente matriculados em cursos do IFSP com carga horária igual ou superior a 200 horas.

Regularmente, os câmpus destinam bolsas de ensino a serem concedidas por meio de edital específico. Os professores interessados elaboram um projeto de trabalho para sua disciplina ou atividade pedagógica para qual ache pertinente e selecionam os bolsistas entre os alunos que se interessarem, indicando as atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas, os supervisionando, coordenando seus trabalhos e os avaliando.

Além das atividades previstas no projeto do professor, os bolsistas deverão cumprir a carga horária estipulada e o horário estabelecido para as mesmas e entregar semestralmente um relatório de suas atividades.

É importante ressaltar que os estudantes bolsitas não devem exercer atividades como: elaborar provas, ministrar aulas, aplicar avaliações e/ou preencher diários de classe ou planos de ensino. É fundamental que a bolsa de ensino ofereça aos estudantes a oportunidade de desenvolver atividades educacionais compatíveis com seu grau de conhecimento e aprendizagem.

Legislação da bolsa de ensino- links dos arquivos- em construção

O programa de bolsa de ensino do IFSP é amparado pela seguinte legislação:

• Lei nº 9.394 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), de 20 de dezembro de 1996;
  • Lei nº 11.892 (Lei de Criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e dá outras providências), de 29 de dezembro de 2008;
  • Resolução nº 568 , de 05 de abril de 2012;
  • Portaria nº 1.254, de 27 de março de 2013;