Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Diretoria de Graduação (DGR)
Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2015, 12h04

Diretoria de Graduação (DGR)

Diretora de Graduação: Claudia Fonseca Rosès – Professora EBTT
Coordenadora de Licenciaturas: Marcela Kleiciane Nascimento dos Santos - Técnica em Assuntos Educacionais
Coordenadoria de Bacharelados e Tecnologias: Elaine Buzulini dos Santos - Pedagoga

Equipe:
Osmir Pontes de Andrade – Pedagogo
Suellen Oliveira da Silva – Pedagoga
Diego Azevedo Siviero – Professor EBTT (Projeto Institucional)

Contatos:
Fone: (11) 3775-4563

Apresentação do setor
A Diretoria de Graduação (DGR) do Instituto Federal de São Paulo tem como objetivo planejar, desenvolver, acompanhar, orientar e supervisionar ações relacionadas aos cursos superiores, tendo em vista o atendimento a Lei 11.892, de 29/12/2008 que cria os Institutos Federais. Além da abertura de novos cursos, são realizadas as atualizações e reformulações de Projetos de Cursos visando o atendimento a demandas diversas entre as quais, a adequação à legislação vigente, do perfil do egresso em relação a evolução de mercado de trabalho, dos conteúdos e ementas em função das novas tecnologias e bibliografias para melhorias dos cursos. Além disso, a Diretoria de Graduação é responsável pela adaptação dos cursos à legislação emanada do Ministério da Educação, inclusive referentes à regulação da Educação Superior realizada por meio das avaliações externas. Nesse sentido, a DGR orienta, acompanha e controla os ciclos avaliativos para todos os cursos de graduação do IFSP.

Em ações integradas a outras diretorias da Pró-Reitoria de Ensino, a DGR procura criar condições para a melhoria contínua dos cursos de graduação do IFSP. Entre essas ações podemos destacar discussão de regulamentos e normas bem como a padronização de procedimentos.

As modalidades de cursos superiores ofertados no IFSP são:
• Cursos Superiores de Tecnologia: São cursos de Formação profissional Superior, cujo ingresso ocorre prioritariamente pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Possuem duração média de 6 a 8 semestres.
• Cursos de Bacharelado: São cursos de Formação profissional Superior, cujo ingresso ocorre prioritariamente pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Possuem duração média de 8 a 10 semestres.
• Cursos de Licenciatura: São cursos Superiores destinados a formação de professores para atuação na educação básica, cujo ingresso ocorre prioritariamente pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Possuem duração média 8 semestres.

A DGR também acompanha a elaboração e execução dos projetos desenvolvidos, nos cursos de Licenciatura, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência- PIBID.

Desde 2010, a DGR apoia e acompanha as ações dos cursos que participam do PET - Programa de Educação Tutorial do MEC, com os cursos de Biologia do câmpus São Paulo, Química do Câmpus Sertãozinho e Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus São Carlos.

registrado em: