Página inicial > Últimas Notícias > Aconteceu em maio o 4º Encontro do Sociopedagógico do IFSP

Aconteceu em maio o 4º Encontro do Sociopedagógico do IFSP

• Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2016, 14h58
  • Última atualização em Quarta, 08 de Junho de 2016, 15h23

4º Encontro do Sociopedagógico tem como tema "Permanência e Êxito dos estudantes do IFSP"

Fonte: Equipe DPE/PRE - São Paulo

A Pró-Reitoria de Ensino, por meio da Diretoria de Projetos Especiais – DPE, realizou nos dias 10 e 11 de maio o 4º Encontro do Sociopedagógico, que recebeu aproximadamente 120 profissionais, entre assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, técnicos em assuntos educacionais e tradutores e intérpretes de LIBRAS de todos os câmpus do IFSP, integrantes das equipes desse setor.

O encontro, que teve como eixo central “Permanência e êxito dos estudantes do IFSP”, contou com a abertura do Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional (PRD), Whisner Fraga Mamede, que destacou a importância do trabalho de todos os servidores envolvidos na discussão desta temática.

Na sequência, após a apresentação do histórico do setor Sociopedagógico e da importância do tema "Permanência e Êxito dos estudantes", feitos pela Diretora de Projetos Especiais, Adriana Paes de Jesus Correia; foi iniciada a programação do evento, com a participação das convidadas Professora Dra. Adriane Martins Soares Pelissoni e Professoa Dra. Marilda Aparecida Dantas, orientadoras educacionais do Serviço de Apoio ao Estudante da UNICAMP, apresentando estudos, programas e ações desenvolvidas, bem como materiais produzidos na Universidade sobre temática.

Além da palestra, o encontro teve debates na mesa-redonda, marcada por diálogos com os temas de ações inclusivas, educação de jovens e adultos, relação étnico-raciais e gênero e diversidade, contando também com a participação de estudantes.

Fonte: Equipe DPE/PRE - São Paulo

Nos dois dias do evento, houve momentos de trocas de experiências e construção de propostas de intervenção das Coordenadorias Sociopedagógica em relação ao tema central, em atividades realizadas em grupos de trabalhos multidisciplinares e por segmento profissional.

No encerramento foi retomada a questão central, com o levantamento de proposições da equipe Sociopedagógica para ações de permanência e êxito dos estudantes do IFSP.