Página inicial > Aconteceu na PRE > Aconteceu na DGR - 1º Semestre de 2017
Aconteceu na PRE
Publicado: Quarta, 09 de Agosto de 2017, 15h40

A Diretoria de Graduação (DGR) do Instituto Federal de São Paulo tem como objetivo planejar, desenvolver, acompanhar, orientar e supervisionar ações relacionadas aos cursos superiores. Além da abertura de novos cursos, são realizadas as atualizações e reformulações de Projetos de Cursos visando atendimento a demandas diversas entre as quais adequação à legislação vigente e suas alterações. Em ações integradas a outras diretorias da Pró-Reitoria de Ensino, a DGR procura criar condições para a melhoria contínua dos cursos de graduação do IFSP. Entre essas ações podemos destacar discussão de regulamentos e normas bem como a padronização de procedimentos. No início de ano de 2017, houve a mudança da direção da Diretoria, a partir de fevereiro a diretora de graduação é a Profª Me Palloma Ribeiro Cuba dos Santos.

Durante o primeiro semestre de 2017, foram aprovados:

Reformulações tramitadas, já aprovadas pelo CONSUP

1. Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Câmpus de Bragança
  2. Curso Superior de Formação Pedagógica do Câmpus de Sertãozinho
  3. Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial do Câmpus de Piracicaba

Atualização:

1. Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Câmpus São José dos Campos
  2. Curso Superior de Licenciatura em Matemática do Câmpus Hortolândia

Implantação:

1. Curso Superior de Licenciatura em Letras do Câmpus Pirituba
  2. Curso Superior de Tecnologia em Eletrônica Industrial do Câmpus Campinas
  3. Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública do Câmpus Pirituba
  4. Curso Superior de Bacharelado em Turismo do Câmpus Cubatão

E ainda estão em tramitação 17 Cursos Superiores de Licenciatura, 12 Cursos Superiores de Tecnologia e 5 Cursos Superiores de Bacharelado. Juntamente com o trabalho de acompanhar, orientar e supervisionar ações relacionadas aos projetos de cursos superiores, as principais ações desenvolvidas pela DGR no primeiro semestre foram:

• Orienta e acompanha a tramitação dos processos de projeto pedagógico de curso estabelecidos pela Resolução nº 143 de 1º de novembro de 2016;
  • Apoio na implantação da nova organização didática dos cursos superiores;
  • Apoio na implantação do SUAP;
  • Encontro dos coordenadores dos Cursos Superiores de Licenciaturas, realizado em Araraquara, em 7 e 8 de junho, com objetivo de iniciar a Construção das diretrizes para a materialização de uma identidade dos cursos de licenciatura do IFSP, tendo como foco a Permanência e o êxito dos estudantes;
  • 1º Encontro dos grupos PETs (Programas de Educação tutorial) do IFSP, realizado em São Carlos, em 31 de março estabelecendo maior interlocução entre os projetos do programa.