Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Aconteceu na PRE > Aconteceu na ADAC – 1º semestre de 2017
Início do conteúdo da página
Aconteceu na PRE
Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2017, 10h18

Aconteceu na Assessoria de Dados Acadêmicos, NIDI e PI – janeiro a julho de 2017

 

Relatório de Gestão - Exercício 2016

    Levantamento das principais ações desenvolvidas pelas Diretorias da PRE no decorrer do ano de 2016 para elaboração do Relatório de Gestão.

    Envio de orientações acerca da elaboração do relatório de gestão para os câmpus, no referente aos indicadores de desempenho previstos no Acórdão 2.267/2005.

    Elaboração de tabelas dinâmicas para auxiliar no preenchimento dos quadros com os indicadores referentes ao Acórdão 2.267/2005 que compuseram o Relatório de Gestão (Exercício 2016).

    Elaboração das informações que compõem o capítulo do Relatório de Gestão do IFSP (Exercício 2016) - Análise dos indicadores de desempenho socioeconômico, acadêmicos e titulação docente (Acórdão nº 2.267/2005 – TCU/Plenário).

CENSUP – Censo da Educação Superior

    Comunicado aos câmpus sobre o período de preenchimento do sistema CENSUP 2016.

    Orientação e suporte aos setores responsáveis pelo preenchimento do sistema.

    Cadastro dos auxiliares institucionais que preencheram o Censo: bibliotecários, setor sócio pedagógico; Recursos Humanos, Diretoria de Administração; setor da TI.

    Trabalho em parceria com a TI sobre os novos layouts de migração para o preenchimento do Censo do Ensino Superior e acompanhamento da migração dos dados do módulo aluno.

    Atualização de lista de cursos superiores para o CENSUP e envio para o setor da TI a fim de iniciar o processo de migração para o CENSUP a partir do sistema Nambei.

    Orientação para o preenchimento do campo – Apoio Social (parceria com a Diretoria de Políticas de Acesso e Permanência).

EDUCACENSO – Censo da Educação Básica

    Divulgação do período de preenchimento do módulo de situação do aluno referente ao ano de 2016;

    Cadastro de servidores para acesso ao sistema.

    Inclusão dos câmpus Pirituba, Ilha Solteira, Itaquaquecetuba e Tupã no sistema.

    Levantamento acerca do fechamento do módulo Situação do Aluno pelos câmpus.

    Divulgação do período de retificação da 2ª etapa do módulo situação do aluno.

    Divulgação do período de preenchimento do censo da educação básica.

    Acompanhamento do preenchimento das informações pelos câmpus.

    Levantamento acerca do fechamento do censo pelos câmpus.

    Orientações gerais.

ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

    Divulgação do Edital de Cadastro de Elaboradores e Revisores de Itens da Educação Superior (CERES) do Banco Nacional de Itens (BNI) para a realização do ENADE.

    Participação do Seminário ENADE promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP.

    Divulgação do Edital do ENADE.

    Enquadramento dos cursos da instituição que deverão participar do ENADE.

    Orientação aos coordenadores de cursos quanto aos procedimentos e datas referentes à inscrição e o cadastro dos estudantes aptos a participarem do ENADE.

    Orientações sobre o período de retificação das informações.

 

SISTEC: Sistema Nacional de Informação da Educação Profissional e Tecnológica

    Liberação/atualização de acessos de servidores ao sistema.

    Orientações aos câmpus sobre abertura de matrícula extemporânea no SISTEC, bem como encaminhamento das demandas recebidas destes para os procedimentos de abertura “matrícula extemporânea”.

    Acompanhamento das atualizações das informações no sistema.

E-MEC: Sistema de Regulação da Educação Superior

    Cadastro de auxiliares institucionais (liberação de acesso de servidores aos processos protocolados).

    Cadastro de novos cursos superiores no sistema: Bacharelado de Turismo – Cubatão; Tecnologia em Gestão Pública e Licenciatura em Letras: Português e Inglês – Pirituba;

    Atualização dos dados dos cursos no sistema: Engenharia Civil – Caraguatatuba;

    Protocolos de abertura de processos de reconhecimento de cursos: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campinas, Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica - Itapetininga; Tecnologia em Sistemas Elétricos – São Paulo e Tecnologia em Sistemas para Internet – São João da Boa Vista

    Vinculação de professores aos cursos em processo de Reconhecimento.

    Alteração de coordenadores de curso no sistema.

    Parceria com a Diretoria Adjunta de Avaliação Externa (DaEx) no acompanhamento dos processos de Reconhecimento dos Cursos em andamento do sistema: Tecnologias: Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Cubatão; Mecatrônica Industrial – Suzano; Processos Gerenciais - São Paulo; Gestão da Produção Industrial - Salto; Bacharelados: Engenharia Mecânica - Sertãozinho; Engenharia de Controle e Automação - São João da Boa Vista; Arquitetura e Urbanismo - São Paulo; Licenciaturas: Química - Matão; Matemática – Araraquara; Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica - Salto; Ciências Biológicas - Avaré;

    Parceria com a Diretoria Adjunta de Avaliação Externa (DaEx) no acompanhamento dos processos de Renovação de Reconhecimento dos Cursos em andamento do sistema: Tecnologias: Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Campinas; Sistemas Elétricos - São Paulo; Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica – Itapetininga; Sistemas para Internet - São João da Boa Vista; Licenciaturas: Química - Sertãozinho;

    Orientações gerais sobre o sistema.

    Inserção no sistema do Relatório de Auto Avaliação Institucional de acordo com a Nota Técnica Inep/Daes/Conaes nº 065.

    Participação em videoconferências visando orientar os câmpus sobre atos regulatórios do e-MEC (apoio a Diretoria de Avaliação Externa).

Levantamentos Diversos

    Elaboração de tabela dinâmica, com base em dados do SISTEC, recebidos da SETEC, cos indicadores de evasão para auxiliar nos trabalhos da Comissão de Permanência e Êxito.

    Levantamento de informações e preenchimento de formulário para o Guia do Estudante Abril.

    Compilação do documento com as principais ações da PRE previstas para o ano de 2016 e publicação no site.

    Extração e tratamento de dados do SISTEC para publicação do número de estudantes do IFSP no site.

    Elaboração dos gráficos, com a evolução da oferta de cursos pelos câmpus, visando para auxiliar na elaboração do documento de revisão do PDI (2014/2018).

    Estudo de evasão com base nos dados do SISTEC, para auxiliar as Diretorias de Graduação (Cursos de Licenciatura) e Educação Básica (Cursos Técnicos).

    Levantamento de cursos novos visando a previsão de contratação de docentes em atendimento à solicitação da SETEC.

    Levantamentos diversos para atendimento às solicitações externas (Ouvidoria, SETEC, outros institutos, etc.).

    Levantamentos e elaboração de respostas para atendimento aos órgãos de controle.

Elaboração do Anuário IFSP nº 02

    Levantamento de informações referentes ao ano de 2016: vagas ofertadas e inscritos nos processos seletivos para ingresso nos cursos do IFSP.

    Levantamento de informações referentes ao ano de 2016: ingressantes e matriculados nos cursos do IFSP.

    Levantamento de informações referentes ao ano de 2016: dados dos estudantes que ingressaram nos cursos técnicos e de graduação.

    Elaboração do capítulo que trata das informações referentes aos cursos ofertados por cada câmpus.

    Elaboração da seção que trata dos cursos de educação básica (Técnicos e Proeja-FIC).

    Elaboração da seção que trata dos cursos de graduação (Licenciaturas, Tecnologias e Bacharelados).

    Elaboração do capítulo que trata das despesas do IFSP.

Participação em eventos:

    Encontro dos Coordenadores de Registros Acadêmicos – 06 de junho 2017

    Participação do Fórum Permanente de Ensino: Encontro de Licenciatura do IFSP e Formações Pedagógicas – 07 e 08 de junho.

 

    Encontro dos Coordenadores de Cursos do IFSP participantes do ENADE 2017 25 de julho 2017.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página