Página inicial > Aconteceu na PRE > Aconteceu na DIA – Agosto de 2017
Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2017, 10h18

Aconteceu na Diretoria de Informações Acadêmicas (DIA) – agosto de 2017

Ações - Gerais

Reunião articulada com a equipe da Diretoria de Graduação para pensar as atividades da DAEx, visando a elaboração de documento com orientações referentes aos procedimentos de acompanhamento dos atos regulatórios de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos do IFSP.

Elaboração de documento explicitando os procedimentos de acompanhamento dos atos regulatórios de reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos do IFSP.

Levantamento de Informações em atendimento ao ofício circular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/MEC referente à Pesquisa de Egressos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

Tratamento dos dados extraídos do SISTEC, referentes ao número de alunos do IFSP nos meses de junho e julho de 2017, e publicação no site da PRE. Disponível no link: https://portais.ifsp.edu.br/pre/index.php/dados-alunos

Anuário IFSP nº 02:

ü  Elaboração da seção que trata do perfil do Ingressante 2016.

ü  Elaboração da seção que trata das bibliotecas do IFSP.

Extração dos dados do SISTEC referente ao número de alunos do IFSP no mês de agosto.

Ações - Pesquisador Institucional (PI)

Enade – Exame Nacional de Desempenho do Estudante

ü  Orientação aos coordenadores de cursos quanto aos procedimentos e datas referentes à inscrição e o cadastro dos estudantes aptos a participarem do ENADE.

ü  Divulgação das alterações de datas no cronograma do Edital 26/2017 informadas pelo INEP.

ü  Análise das funcionalidades do Sistema Acadêmico para o levantamento dos estudantes participantes no Enade 2017.

ü  Ajustes no Sistema Acadêmico para o registro da situação do estudante no Enade 2017.

ü  Reuniões com o setor da Comunicação Social e Diretoria de Avalição Externa para planejar a publicação das informações referente ao Enade para os estudantes e toda comunidade no site, facebook, twitter e demais canais de comunicação.

Sistec – Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica

ü   Cadastro da resolução que aprova a reformulação do curso técnico em Mecânica nas formas concomitantes e subsequentes do campus São José dos Campos.

ü   Cadastro do novo curso especialização strictu sensu em Educação Profissional e Tecnológica do campus Sertãozinho.

ü   Liberação/atualização de acessos de servidores ao sistema.

ü    Orientações aos câmpus sobre abertura de matrícula extemporânea no SISTEC, bem como encaminhamento das demandas recebidas destes para os procedimentos de abertura “matrícula extemporânea”.

ü    Acompanhamento das atualizações das informações no sistema.

e-Mec – sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil

ü   Cadastro de auxiliares institucionais (liberação de acesso de servidores aos processos protocolados).

ü   Alteração de coordenadores de curso no sistema.

ü   Parceria com a Diretoria Adjunta de Avaliação Externa (DaEx) no acompanhamento dos cursos que irão realizar o protocolo de Reconhecimento dos Cursos no sistema - Licenciaturas: Química – Suzano; Química – Capivari; Bacharelados: Engenharia Mecânica – Piracicaba; Engenharia Civil – Votuporanga; Administração - Jacareí

ü   Cadastro de novo curso no Sistema e-Mec – implantação do curso bacharelado em Turismo – Cubatão.

ü   Participação em videoconferências visando orientar os câmpus sobre atos regulatórios do e-MEC (apoio a Diretoria de Avaliação Externa).

ü   Cadastro da Avaliação dos Avaliadores de Visita in loco no sistema.

ü   Orientações gerais.

Educacenso – Censo da Educação Básica

ü   Levantamento acerca do fechamento do censo pelos câmpus.

ü   Orientações gerais até o início do período das retificações prevista para a segunda quinzena de agosto.

Ações – Diretoria de Avaliação Externa (DAEX)

Foram atualizados os Projetos Pedagógicos de Curso, tendo em vista o processo de Reconhecimento na fase de preenchimento eletrônico de Protocolo no sistema e-MEC, conforme relação abaixo:

ü   CPV -  Licenciatura em Química

ü   JCR – Bacharelado em Administração

ü   MTO – Licenciatura em Química

ü   PRC - Bacharelado em Engenharia Mecânica

ü   SBV – Bacharelado em Engenharia de Controle e Automação

ü   SPO – Formação de Docentes para Educação Profissional - EAD

ü   SRT – Bacharelado em Engenharia Mecânica

ü   SZN – Licenciatura em Química

ü   VTP – Bacharelado em Engenharia Civil

Foi realizada visita in loco, pelo INEP/MEC, para reconhecimento do curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus Araraquara no período de 27 a 30/08 e o conceito obtido foi 4,0.

Foram realizados os seguintes encontros presenciais:

ü   No Câmpus Araraquara tendo em vista o acompanhamento da visita in loco para reconhecimento do Curso de Licenciatura em Matemática.

ü   No Câmpus Matão tendo em vista o reconhecimento do curso de Licenciatura em Química.

Acompanhamento dos processos de extinção dos seguintes cursos:

ü   Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica (Câmpus Birigui)

ü   Tecnologia em Eletrônica Industrial (Câmpus Bragança)

ü   Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica (Câmpus Matão)

ü   Tecnologia em Eletrônica Industrial (Câmpus São João da Boa Vista)

ü   Programa Especial de Formação de Docentes para a Educação Básica (Câmpus São Paulo)

ü   Tecnologia em Construção de Edifícios (Câmpus São Paulo)

ü   Tecnologia em Sistemas Eletrônicos (Câmpus São Paulo)

ü Tecnologia em Fabricação Mecânica (Câmpus Sertãozinho)