Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2015, 12h04

Diretoria de Informações Acadêmicos (DIA)

 Diretoria de Informações Acadêmicos (DIA)

Quem somos

Diretora de Informações Acadêmicas: Ana Cláudia Daroz – Professora EBTT
Pesquisadora/Procuradora Institucional: Anete Silva dos Santos Ferreira – Pedagoga

Equipe:
Bruna Maria Costa Duarte Reis – Auxiliar Administrativa
Cristiane Lazzeri – Técnica em Assuntos Educacionais
Maria Aparecida de Carvalho – Técnica em Assuntos Educacionais (Afastamento para qualificação)
Sandra Aparecida de Aguiar – Auxiliar em Assuntos Educacionais (Afastamento por Acordo de Cooperação)

Contatos:
Fone: (11) 3775-4565
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Apresentação do setor

Compete à Diretoria de Informações Acadêmicas (DIA):

    • Identificar fontes de dados brutos nas diversas áreas da Pró-Reitoria de Ensino e câmpus do IFSP.
    • Coletar, organizar e analisar os dados identificados.
    • Dar publicidade aos relatórios gerados, por meio das análises realizadas, possibilitando assim uma visão sistêmica da instituição, em processo contínuo, envolvendo todos os seus segmentos.
    • Organizar informações da instituição com o objetivo de lançar a publicação dos Anuários Estatísticos do IFSP.
    • Elaborar os relatórios referentes aos indicadores acadêmicos, previstos pelo TCU, que compõem o relatório de gestão da instituição, nos prazos estabelecidos pelo TCU.
    • Solicitar a indicação, junto aos câmpus do IFSP, de Interlocutor do Câmpus (IC), para compartilhar tarefas de levantamento e análise de indicadores sob sua responsabilidade.
    • Exercer interlocução permanente com as instâncias da instituição no sentido de coletar e sistematizar os dados a serem informados a órgãos do governo, prestando assistência, orientação e apoio técnico aos órgãos responsáveis pelas informações.
    • Acompanhar e auxiliar o Pesquisador/Procurador Institucional (PI) nas atividades por ele desempenhadas.

Atribuições do Pesquisador/Procurador Institucional (PI):

    • Exercer a interlocução do IFSP com o MEC, mantendo atualizados, no Sistema de Regulação do Ensino Superior (e-MEC), os dados gerais da instituição, as instalações, dados cadastrais do dirigente, docentes, coordenadores de curso, dos membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), o relatório de autoavaliação, os projetos pedagógicos dos cursos de graduação, o plano de desenvolvimento institucional (PDI), o regimento, os cursos de graduação presenciais e a distância, os locais de ofertas dos cursos, as disciplinas, e quaisquer outras informações demandadas;
    • Protocolar, acompanhar e responder os processos no Sistema de Regulação do Ensino Superior (e-MEC), referentes à autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos de graduação, credenciamento, recredenciamento e aditamentos da instituição, obedecendo à legislação e prazos vigentes do MEC, sob a orientação dos órgãos envolvidos dando ciência do andamento dos processos aos mesmos;
    • Coordenar a inserção de informações e responder, anualmente, conforme calendário estabelecido pelo MEC/INEP, aos Censos da Educação Básica (EDUCACENSO) e Superior (CENSUP).
    • Coordenar a inserção e manutenção das informações referentes ao ensino nos demais sistemas: SISTEC, ENADE e SIMEC.

Atribuições do Interlocutor do Câmpus (IC):

    • Efetuar interlocução entre o Câmpus e a Diretoria de Informações Acadêmicas (DIA) para levantamento de dados e informações, visando o atendimento de solicitações do MEC e de demandas internas.
    • Acompanhar o Relatório de Gestão junto às respectivas equipes (do câmpus e Reitoria) para demandas que se fizerem necessárias no decorrer do processo.
    • Identificar, no câmpus, responsáveis pelo levantamento, cadastro e atualização das informações nos sistemas do MEC (SISTEC, e-MEC, EDUCACENSO, CENSUP etc).
    • Acompanhar os prazos de preenchimento, pelos responsáveis do câmpus, dos dados institucionais, nos sistemas do MEC, conforme solicitação do Pesquisador/Procurador Institucional do IFSP.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página