Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Artigos
  • Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2015, 13h33

A Pró-reitoria de Ensino (PRE) receberá contribuições para a minuta de diretrizes para o Ensino Médio Integrado no IFSP entre os dias 30 de setembro e 13 de novembro.

O tema foi discutido na instituição em diversos eventos, e esse processo de debate com a comunidade possibilitou conhecer propostas para o ensino médio integrado que se deseja para o IFSP. Entre as propostas já encaminhadas, estão: organização de um novo currículo para o ensino médio integrado, revisão das metodologias de ensino, papel dos componentes curriculares optativos, do Trabalho de Conclusão de Curso e Estágio Curricular Supervisionado. 

Nessa etapa do processo, podem contribuir para a minuta de diretrizes do Ensino Médio Integrado do IFSP servidores, pais e alunos. 

Nesse momento também acontece uma importante discussão pública da Base Nacional Comum Curricular na qual toda a sociedade poderá participar enviando sua contribuição para http://basenacionalcomum.mec.gov.br até o dia 15 de dezembro.   

Em ambas as consultas, as contribuições poderão ser realizadas individualmente ou por organizações. 

As contribuições para a minuta do Ensino Médio Integrado poderão ser realizadas por meio do formulário disponível aqui

Para conferir os documentos de referência, acesse aqui:

Documento Base Ensino Médio 

Minuta do Ensino Médio Integrado

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Lei 11.892, de 29 de dezembro de 2008 - Lei de criação dos Institutos Federais

Resolução CNE/CEB nº 6, de 20 de setembro de 2012 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.

Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012 - Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

Resolução nº 22/2015, de 31 de março de 2015 - Define os parâmetros de carga horária para os cursos Técnicos, PROEJA e de Graduações do IFSP.

 

Histórico

O documento proposto foi apresentado e discutido em 16 de junho, no evento “O Trabalho no Ensino Médio Integrado: Meio ou fim?”. Promovido pela PRE e realizado em em Catanduva, o encontro discutiu o Ensino Médio Integrado, no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.

No evento, foi lançada a minuta que aprova diretrizes para os cursos Técnicos de Nível Médio, na forma Integrada ao Ensino Médio, para ampla discussão e contribuições dos câmpus. 

No período de 14 de junho a 31 de agosto, foram recebidas as contribuições dos câmpus do IFSP. No 1º Congresso de Educação Profissional e Tecnológica do IFSP (CONEPT), realizado entre os dias 14 a 18 de setembro, no Câmpus Sertãozinho, a discussão girou em torno da integração curricular no IFSP e da reforma do ensino médio. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página