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Publicado: Terça, 17 de Novembro de 2015, 12h04

Diretoria de Administração Acadêmica (DAA):

Quem somos
Diretora de Administração Acadêmica: Andreia Aparecida Vieira Belo Ferreira – Assistente em Administração
Diretor-Adjunto de Registros de Diplomas: Leonardo Cezar Palmeira – Auxiliar em Administração
Coordenador de Registros Acadêmicos: Pierre Aquino Carneiro – Arquivista
Coordenadora de Bibliotecas: Luiz Carlos Pereira – Bibliotecário-Documentalista
Coordenador de Sistemas Acadêmicos: Júlio de Oliveira Brito – Professor EBTT

Equipe:
Angela Halen Claro Bembem – Bibliotecária-Documentalista
Érika Barreto de Souza - Pedagoga
Fabiana Aparecida de Moraes – Pedagoga
Vitor Faria – Técnico em Informática
Silene Wong – Administradora
Koji Shinzato – Assistente em Administração

Contatos:
Fone: (11) 3775-4564 / 4668
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Apresentação do setor

Está vinculada à Diretoria de Administração Acadêmica a Diretoria Adjunta de Registros de Diplomas, Coordenadoria de Bibliotecas, Coordenadoria de Registros Acadêmicos e a Coordenadoria de Sistemas Acadêmicos.
 
Compete à Diretoria de Administração Acadêmica (DAA):
• coordenar a padronização dos procedimentos relacionados à Administração Acadêmica - através do Mapeamento de Processos da Coordenadoria de Registros Acadêmicos (CRA) e da normatização dos processos desenvolvidos pelas CRA’s ;
• analisar e acompanhar a aplicação das normas acadêmicas – através do atendimento aos câmpus para esclarecimentos de dúvidas em relação a Organização Didática e demais legislações vigentes, propor juntamente com outras diretorias da Pró-Reitoria de Ensino (PRE) a revisão de regulamentações;
• acompanhar e contribuir para a implantação, operacionalização e atualização dos sistemas de informação relacionados à administração acadêmica – através da Coordenadoria de Sistemas Acadêmicos (CSA) acompanhar e colaborar nas implantações de sistemas relacionados à administração acadêmica;
• propor diretrizes e procedimentos relacionados à estruturação de horários e aos processos de matrículas – criar normativas e orientar os procedimentos de matrículas fornecendo os formulários;
• propor a padronização dos procedimentos de controle das atividades docentes;
• propor diretrizes para a administração das bibliotecas para atender à política do ensino, pesquisa e extensão – através da Coordenadoria de Bibliotecas criar normativas e regulamentações para orientar os trabalhos das Bibliotecas dos câmpus, trabalhar no mapeamento dos processos das bibliotecas;
• supervisionar e responder pelas atividades de certificação, de expedição e documentação, através da Diretoria Adjunta de Registro de Diplomas;
• Acompanhamento de todos os processos desenvolvidos nos departamentos subordinados a DAA;
• Responder a Ouvidoria, CGU, Processos Judiciais e Extra-judiciais referentes a assuntos de competência dessa diretoria;
• Mediações com outras diretorias, setores para resolução de problemas e proposição de novos documentos;
• Realização de Capacitações das Coordenadorias de Registros Acadêmicos e Coordenadoria de Bibliotecas dos Campus;
• Trabalhar na fiscalização dos contratos necessários para o bom andamento dos trabalhos sobre sua competência.
 
Compete à Diretoria Adjunta de Registro de Diplomas (DRD):
• Registrar os diplomas dos cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu expedidos pelo IFSP;
• Normatizar, acompanhar e revalidar os diplomas de cursos técnicos e tecnológicos emitidos por instituições educacionais estrangeiras
• Coordenar o cadastro e alteração de estrutura curricular dos cursos do IFSP, no sistema informatizado, zelando pela documentação das alterações Realizadas e informar à Diretoria responsável os erros detectados no cadastro do curso;
• Verificar e atestar regularidade de registro acadêmico em documentos expedidos pelo IFSP.
• Normatizar, acompanhar todo o processo de certificação do Ensino Médio via ENEM e ENCCEJA, e fazer as devidas orientações aos câmpus;
• Assessorar a Pró-Reitoria de Ensino e os seus órgãos nas atividades necessárias ao registro acadêmico fornecendo as informações quando solicitado;
• informar a Diretoria responsável quando detectado algum erro no cadastro de um curso;
• Realizar os testes nos sistemas que envolvem a emissão de diplomas, certificados e carteirinhas estudantis;
• Atender ao câmpus para esclarecimento quanto a emissão de diplomas, certificados e carteirinhas estudantis e realizar o envio destes;
• Participar das Comissões de Mapeamento de Processos das Coordenadorias de Registros Acadêmicos e das Coordenadorias de Bibliotecas;

 

Compete à Coordenadoria de Bibliotecas (CBI):
• O acompanhamento do funcionamento sistêmico das bibliotecas dos câmpus do IFSP através do provimento de recursos informacionais e de tecnologias da informação e comunicação para as bibliotecas da rede;
• O aprimoramento da política informacional do IFSP por meio do desenvolvimento de políticas, manuais e instruções direcionada ao regulamento da atuação das bibliotecas no IFSP;
• O apoio e acompanhamento das bibliotecas do IFSP;
• O provimento de atualização profissional para os servidores atuantes nas bibliotecas do IFSP;
• O gerenciamento dos produtos e serviços de informação e tecnologia, como: sistema Pergamum para automação de bibliotecas, Target para acesso à coleção de normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Biblioteca Virtual Pearson, Portal de Periódicos Capes e Rede CAFe;
• E o assessoramento à Pró-Reitoria de Ensino e suas diretorias na elaboração e organização de informações e documentos para utilização das bibliotecas;
 
Compete à Coordenadoria de Sistemas Acadêmicos (CSA):
• Participação na implantação dos módulos do sistema acadêmico;
• Elaboração de material para treinamento do sistema acadêmico;
• Atendimento de chamados (suporte) do sistema acadêmico;
• Visitas aos Campus para Capacitação do sistema acadêmico;
• Verificações de novas funcionalidades do sistema acadêmico;
• Correção de Dados na migração dos sistemas acadêmicos;
• Analisar as normativas institucionais para que o sistema acadêmico possa atende-las. 
 
Compete à Coordenação de Registros Acadêmicos:
• Auxiliar nas atividades das Diretorias que compõe o departamento;
• Realizar a gestão e controle do arquivo da Pró-reitora de Ensino;
• Participar da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos – COPAD;
• Participar do Grupo de Trabalho para Construção do Centro de Memória do IFSP e organização do acervo inativo;
• Participar na manutenção e capacitação do Plano de Trabalho do IFSP Digital;
• Participação na Comissão do Repositório Institucional. 
 
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