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Institucionalização da Educação a Distância
Publicado: Sexta, 27 de Novembro de 2015, 01h36

A EaD no IFSP: histórico e institucionalização.

 A Educação a Distância (EaD) no IFSP começou a ser desenvolvida efetivamente a partir do segundo semestre de 2009, quando se inicia a oferta dos primeiros cursos técnicos em nível médio nesta modalidade, por incentivo do então programa escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil): Técnico em Administração, ofertado pelo Câmpus Caraguatatuba e o Técnico em Informática para Internet, pelo Câmpus São João da Boa Vista. O programa e-Tec Brasil passou a se consolidar como Rede e-Tec Brasil nos anos seguintes e, em 2011, passou a compor como ação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Durante esse período o IFSP passou a reorganizar suas ações de EaD e, a partir de 2012, iniciou a oferta efetiva do curso Técnico em Serviços Públicos pelo Câmpus São Roque, bem como a oferta dos cursos técnicos do Programa Profuncionário: Técnico em Secretaria Escolar, pelo Câmpus Boituva, e Técnico em Multimeios Didáticos, pelo Câmpus São João da Boa Vista.

Nesse percurso histórico, a EaD no IFSP tinha uma organização que, conforme o PDI, previa uma gerência central lotada na Pró-reitoria de Extensão que apoiava os câmpus para oferta dos cursos dentro das premissas e estrutura da Rede e-Tec Brasil. A partir do ano de 2013, iniciaram-se as primeiras ações e discussões visando ao estudo para a institucionalização dessa modalidade na instituição, culminando nas primeiras articulações oficiais para organizar a EaD como Diretoria de Educação a Distância (DED), que logo seria realocada dentro organograma da Pró-reitoria de Ensino, visando ampliar as atividades para além do apoio às ações da Rede e-Tec Brasil junto aos câmpus. A EaD passa por um período de transição entre os anos de 2013 e 2014, sendo que no final de 2014 surgem os primeiros encaminhamentos visando à institucionalização da EaD no IFSP. Em 2015, é retomada a discussão para institucionalização promovendo o envolvimento da comunidade interessada por meio do Fórum Permanente de Ensino.

O Fórum Permanente de Ensino para a Educação a Distância iniciou as discussões e debates no 1º Congresso de Educação Profissional e Tecnológica (I CONEPT), em setembro de 2015, onde vários encontros foram organizados visando ampliar os debates. Em outubro de 2015, a DED realizou um encontro de capacitação para servidores de diversos câmpus do Instituto Federal de São Paulo envolvidos na EaD. O evento contou com a presença de palestrantes especialistas na área que abordaram, no geral, as perspectivas e potencialidades da EaD na educação profissional e tecnológica, o papel da EaD na expansão do acesso à educação, as especificidades pedagógicas e a qualidade na EaD. A partir da contribuição das palestrantes nesse evento, foram fomentados os primeiros debates e discussões acerca dos cenários e problemáticas da área.

Ao final deste primeiro evento, formaram-se os Grupos de Trabalho que discutiram as bases da proposta de institucionalização da EaD no IFSP, considerando aspectos legais e concepções pedagógicas. Os temas que foram selecionados e guiaram a criação dos GTs foram:

  • Regulamentação dos polos;
  • Organização Didática;
  • Atividade Docente na EaD;
  • Plano de Capacitação e Qualificação;
  • Regulamentação das atividades não presenciais;
  • Produção de recursos educacionais;
  • Papéis na EaD.

Em novembro de 2015, os GTs institucionalizados apresentaram as primeiras contribuições e encaminhamentos para a continuidade das discussões sobre a Educação a Distância na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e as implicações para a EaD no IFSP. Neste encontro, foram designadas ações de pesquisas, estudos e revisão bibliográfica legal e pedagógica sobre a temática, visando à preparação para o próximo encontro realizado em dezembro de 2015.

Em dezembro desse mesmo ano, aconteceu o encontro dos GTs dando continuidade aos diálogos e apresentações das pesquisas, estudos e contribuições que nortearam quais tipos de documentos e ações serão desenvolvidos pelos GTs, visando à construção de documentos a serem apreciados pela comunidade do IFSP, de modo que permitam a regulamentação da institucionalização da EaD na instituição.

No encontro de dezembro, a tarefa dada aos GTs foi a elaboração de minutas que propõem documentos de regulamentação de cada tema debatido.

 Cada GT se organizou para continuar as discussões e trabalhos, sendo utilizadas webconferências e espaço virtual no ambiente Moodle institucional.

Para apresentação das minutas, produtos do trabalho dos GTs, está previsto um próximo encontro do Fórum Permanente para o final de março, onde as minutas serão apreciadas e encaminhadas para a consulta da comunidade e posterior encaminhamento ao Conselho Superior.

A participação nos encontros tem sido bastante efetiva, compondo oficialmente os GTs servidores da Diretoria de EaD e dos câmpus de Avaré, Barretos, Boituva, Bragança Paulista, Campinas, Capivari, Caraguatatuba, Catanduva, Cubatão, Guarulhos, Hortolândia, Itapetininga, Jacareí, Presidente Epitácio, Salto, São João da Boa Vista, São Paulo, Sertãozinho, Sorocaba, Suzano, Votuporanga e Reitoria.

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