• Publicado: Sexta, 27 de Novembro de 2015, 01h46

O IFSP oferece Cursos Técnicos de Nível Médio nas modalidades:

- Integrado (presencial), oferecido a estudantes que já concluíram o Ensino Fundamental, sendo o curso planejado de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única para cada estudante. Como se trata de curso único, realizado de forma integrada e interdependente, não será possível concluir o Ensino Médio de forma independente da conclusão do Ensino Técnico de Nível Médio ou o contrário, de acordo com o Decreto 5154/04, com o Parecer CNE/CEB 39/2004 e com a Resolução CNE/CEB 01, de 03/02/2005.

- Concomitante / Subsequente (presencial e EaD), são cursos ofertados a quem está cursando o Ensino Médio (concomitante), ou que tenha o concluído (subsequente), no qual a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio e o Ensino Médio pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso. Nesse regime, o estudante irá cursar apenas o Ensino Técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, estar matriculado no Ensino Médio em outra escola, sem dependência. Esta concomitância pode ocorrer em uma determinada série, dependendo do curso ofertado.

O IFSP e a inclusão

Preocupado com a questão da inclusão, o IFSP laçou o atual Edital do Processo Seletivo, nº 556/2015, integralmente traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Essa ação está prevista na Lei Brasileira de Inclusão a Pessoas com Deficiência (LBI), de 6 de julho de 2015, que só entrará em vigor em janeiro do próximo ano. Clique no link abaixo e confira:

Quer estudar aqui?

Para ingressar em um de nossos cursos Técnicos de Nível Médio, o IFSP realiza um Processo Seletivo, com aplicação de uma prova com questões objetivas de múltipla-escolha.

Para se inscrever, o candidato deverá acompanhar o site: www.ifsp.edu.br ou ainda, o site do Campus no qual pretende estudar.

Quais as ações afirmativas?

Pensando em ampliar o acesso e a permanência em nossa Instituição e garantindo a democratização do acesso, o IFSP, nos seus diferentes níveis e modalidades de ensino, garante a reserva de vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, de acordo com suas características sócio-econômicas, regulamentadas pela Lei N° 12.711 de 29 de agosto de 2012, a qual vem se mostrando um importante instrumento de ampliação dos espaços de inclusão e equidade.

Qual o valor da taxa de inscrição?

O valor da inscrição no Processo Seletivo para os cursos de nível médio é R$20,00. Contudo, o IFSP garante a isenção da taxa de inscrição aos estudantes egressos de escolas públicas, do sistema “s” (Sesi, Senai, Sesc, Senac) e que foram bolsistas integrais na rede particular de ensino, de acordo com a Lei da Isenção nº 12.799, de 10 de abril de 2013, e a Lei da Auto Declaração nº 7.115, de 29 agosto de 1983.

Mais informações em: http://www.ifsp.edu.br/index.php/processo-seletivo/cursos-tecnicos.html